Palestra orienta empresas de Colíder associadas à Acic sobre análise de crédito

Proprietários e colaboradores das empresas afiliadas à Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic) participaram na terça-feira (28.05), no auditório Amazônia, do curso de Análise de Crédito ministrado pelo gerente da Boa Vista SCPC, Cláudio Soares, e realizado em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Mato Grosso (Facmat).

Soares informou dicas valiosas para combater a inadimplência e reduzir o risco no fechamento do negócio. “A análise de crédito ajuda a prever uma inadimplência alta. Não é possível eliminar totalmente a inadimplência, mas podemos almejar uma baixa inadimplência dentro daquilo que o mercado prevê para cada tipo de negócio”.

A inadimplência, segundo o consultor, pode gerar um prejuízo de até 130% no período de um ano. “Cem reais podem virar duzentos e trinta em doze meses. Aí estão embutidos o giro da mercadoria, cobranças e, até mesmo, a rotatividade dessa mercadoria teria e deixou de dar lucro”, esclarece. O conteúdo do curso abordou ainda a análise de relatórios, avaliação do consumidor, concessão de crédito e ferramentas disponíveis no Sistema Crediconsult Boa Vista SCPC

VENDER BEM É FUNDAMENTAL

O presidente da Acic, Leandro Kessler, avalia que as orientações ajudarão o associado a melhorar a eficiência e rentabilidade da sua empresa. “O empresário precisa vender da maneira correta. Muitas vezes, ele só se preocupa apenas em vender, sem se preocupar em fazer negócios com quem vai efetivamente pagar”.

Para Kessler, é melhor que o lojista tenha o produto guardado em estoque do que realizar uma venda que não poderá ser contabilizada no fim do mês. “É preciso também orientar o vendedor. Ele ganha comissão e quer vender. É o papel dele. Mas é importante que ele conheça as ferramentas de análise de crédito para que faça uma venda assertiva, que é de vital importância para a saúde financeira de qualquer empresa”.

Segundo o presidente Acic, a inadimplência não é alta em Colíder, mas recomenda todos os cuidados necessários na formalização do negócio. “Toda inadimplência gera um custo ao empresário. E hoje, diante da crise econômica, qualquer empresa está empenhada em cortar custos. Assim se o lojista combater a inadimplência, irá gerar menos custos e mais receita. Por isso, a importância de se fazer uma venda correta”, sugere Leandro Kessler.

O empresário achou interessante os temas abordados durante o curso de Cláudio Soares. "Achei interessante. Também aprendi muita coisa sobre o crédito e atendimento ao cliente. Sinto que todos os empresários de Colíder têm que melhorar bastante a sua gestão para combater a inadimplência. Essas palestras ajudam os empresários a ter mais controle e saber a lidar com os clientes. E a Acic está programado novas palestras e mais cursos para este ano", afirma.

Redação: Sérgio Ober