Lojistas de Colíder se preparam para o Dia dos Namorados; conheça dicas da Acic para vender mais

Doze de junho é um dia especial para a maioria dos casais. É o Dia dos Namorados. Também é uma data muito importante para o comércio. Só perde para o Dia das Mães. São grandes oportunidades para o empreendedor que deseja vender mais e aumentar os seus ganhos.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic), Lendro Kessler, lembra que para que a boa venda realmente aconteça o lojista precisa estar preparado e se destacar em meio às ações da concorrência.

“A loja precisa estar pronta para conseguir atender uma demanda maior. Faltam duas semanas para o Dia dos Namorados, mas ainda dá tempo de adotar estratégias e conquistar mais clientes”, afirma Leandro

A primeira dica é não deixar as promoções para a última hora. Apesar de algumas pessoas deixarem para fazer as compras de última hora, muitos consumidores preferem antecipar a pesquisa de preços dos produtos. É fundamental começar já as ações publicitárias para não perder esses clientes.

É importante conhecer o perfil do público consumidor para realizar promoções mais eficientes. Considerar as características dos clientes permite a elaboração de campanhas de acordo com os seus hábitos de consumo e preferências.

PRESENTE ESPECIAL

Prepare kits interessantes. Em datas comemorativas, os consumidores buscam um presente especial para alguém que é muito importante. Mostre que a sua loja valoriza esse momento e ofereça sugestões realmente surpreendentes. Sugira combinações prontas. Use embalagens especiais. Elas agregarão valor aos itens.

Os kits também pode ser uma estratégia para oferecer produtos parados no estoque. Mas escolha bem os itens para combiná-los de maneira harmônica, sem se esquecer de respeitar o clima de romantismo do momento.

Faça um estudo detalhado sobre o volume em estoque na sua empresa. Verifique os itens disponíveis. Ficar sem mercadoria justamente na época que promete aumento da demanda pode ser ruim. Em situações assim, o consumidor pode achar o presente ideal na concorrência.

TROCAS E DEVOLUÇÕES

Desenvolva uma estratégia de trocas e devoluções, uma vez que é comum que em datas comemorativas o volume de vendas aumente e, logo em seguida, apareçam mais clientes para fazer trocas e devoluções.

Prepare a sua empresa para lidar com isso. Antecipe qual será a política de trocas e deixe os critérios claros para o cliente no momento da venda. Assim, você evita desentendimentos e possíveis danos à reputação da sua loja.

Leandro Kessler também alerta o empresário associado à Acic para que ele não esqueça de fazer uma análise de crédito eficiente antes de fechar o negócio. “Se você for vender a crédito, consulte o nome de seus clientes e venda com mais segurança. Coloque as nossas dicas em prática e prepare-se para vender muito”, orienta.