Acic Colíder: Palestra orientará colaboradores de empresas sobre cuidados com a saúde mental



Acontece no dia 20 de fevereiro, a partir das 19h30, no auditório Amazônia, da Associação Comercial e Empresarial de Colíder (Acic), a palestra sobre o tema “Quem cuida da mente, cuida da Vida”. O evento é destinado a colaboradores de empresas locais.

A psicóloga Tatiani Peres falará sobre os aspectos da saúde mental e como distinguir o que é ansiedade normal e patológica e quais impactos sobre a vida das pessoas.

“O público também receberá informações sobre psicoeducação para uma melhor interação com os meios profissional, social e familiar, visando promover a reflexão para uma vida mais leve, estimular uma mente voltada ao bem-estar, assim como prevenção, esclarecimentos e conscientização sobre os transtornos mentais”, destaca a psicóloga.

No Brasil, as condições mentais e emocionais ocupam a terceira posição como motivo de afastamento no trabalho. É o que revela o 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade, da Previdência Social, realizado entre 2012 e 2016.

INCENTIVO É IMPORTANTE

O presidente da Acic, Leandro Kessler, comenta que esse é um tema que ainda enfrenta muitos estigmas no ambiente empreendedor. As empresas não falam sobre o assunto ou não sabem como tratar a questão, que ainda é cercada de preconceitos.

O líder empresarial avalia que é fundamental que os empresários de Colíder incentivem os seus colaboradores a participar da palestra.

“Manter as pessoas mentalmente saudáveis dentro da empresa pode ser um desafio, uma vez que os impactos das doenças mentais no trabalho, em termos de produtividade e custos, são grandes”, pondera Kessler.

“Esse evento será uma oportunidade para estimular promover a saúde mental e refletir para uma vida melhor, equilibrada e mais saudável”, acrescenta.

TRANSTORNOS MENTAIS AVANÇAM

Segundo Tatiani Peres – que também é consteladora familiar, especialista em terapia de casais e família, com graduação pelo Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), de Maringá –, seja no trabalho, na família, na escola ou outros lugares onde haja convívio, é importante entender e mudar o conceito de cuidar de saúde mental.

“Os números de pessoas portadoras de transtornos mentais, de acordo com a OMS [Organização Mundial de Saúde], crescem de forma significativa, gerando preocupação entre os profissionais de saúde”, comenta a psicóloga.

Tendo em vista que as relações de trabalho são importantes para o indivíduo, Tatiani Peres enaltece que a harmonia é de extrema importância para que cada pessoa possa reconhecer seus próprios limites e, também, o limite das pessoas com as quais convive e interage, seja na família ou nos ambientes profissional e social.

“Deste modo, identificar o adoecimento através do aprendizado inibe o julgamento de que saúde mental é ‘frescura’, visto que o sujeito pode ver a sua vida sem sentido devido aos seus sonhos interrompidos e, até mesmo, a infelicidade, levando ao adoecimento da mente, do corpo, podendo chegar até a morte”, pondera a psicóloga. 

Tatiani diz que alguns problemas organizacionais – turnover (taxa de rotatividade de funcionários), atrasos, baixo rendimento laboral, choro repetido, entrega de atestados frequentes por problemas diversos; afastamento do trabalho, alcoolismo ou abuso de outras substâncias – podem gerar dano social e econômico para o indivíduo e para a empresa devido à falta de cuidado com a mente.

Redação: Sérgio Ober