Colíder: lojista deve aproveitar a Semana do Consumidor para valorizar o seu cliente, afirma presidente da Acic

Neste domingo, dia 15, é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. Em Colíder, a Associação Comercial e Empresarial (Acic) estimula o seu associado a, também, valorizar e prestigiar os direitos dos seus clientes durante a Semana do Consumidor.

Para o presidente da entidade, Leandro Kessler, além de vantagens e descontos especiais, o empresário deve inovar a dinâmica do seu relacionamento com o consumidor, indo além das ótimas oportunidades de compras e da demanda do cliente por economia.

Adotando uma atitude de reconhecimento, pontua Kessler, o lojista reforça o Dia do Consumidor como um momento de comemoração com aqueles que são o foco de todas as ações adotadas pelo comércio local.

“É claro que a promoção traz um aumento de vendas, traz benefícios ao comércio, mas nós devemos lembrar sempre do real sentido do dia e da Semana do Consumidor, que é lembrar do direito do consumidor, que é quem mantém as nossas empresas funcionando”, comenta o presidente da Acic durante entrevista à rádio Top FM.

RECONHECIMENTO

Segundo Kessler, não é apenas um preço vantajoso que leva o consumidor para dentro da loja. “É importante também oferecer uma ação diferenciada, um café da manhã, uma mensagem motivacional, de agradecimento, alguma coisa que revele o quanto aquele cliente é importante para a empresa”, sugere.

Kessler avalia que o Dia do Consumidor deve receber o mesmo destaque oferecido a datas tradicionais como o Natal, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais ou a Páscoa.

“Por isso, o empresário deve aproveitar esse momento e procurar meios para se diferenciar dos seus concorrentes, oferecendo ao seu cliente um reconhecimento por escolher a sua empresa e que prestigia o produto que vende”, pondera o presidente da Acic.

HISTÓRIA

A data surgiu nos Estados Unidos, em 1962, instituída pelo presidente John Kennedy. Na época, o Dia do Consumidor representava uma ocasião em que os interesses dos clientes americanos passaram a ser protegidos por lei.

No Brasil, a legislação de Direito do Consumidor surgiu em 1991 e, com o tempo, evoluiu para o Código de Defesa do Consumidor, bem assimilado por comerciantes e consumidores.